PREFEITURA DE TUTOIA REALIZA REGATA DE CANOA DOS PESCADORES

TUTOIA: A Secretaria Municipal de Pesca de Tutóia, realizou no ultimo dia 24, a tradicional Regata de Canoas de Tutóia, na praia da Barra. Os participantes se inscreveram gratuitamente nas categorias masculino e feminino. As modalidades eram: pequena, média ou grande, na categoria masculino e feminino a remo. As inscrições foram feitas na Secretaria de Pesca, na atual sede da Prefeitura Municipal.

A competição premiou em dinheiro, além de distribuição de cestas básicas aos competidores. Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Tutóia, que tem como objetivo, a valorização da cultura, o incentivo ao esporte, além de colocar em evidência a arte da pesca.

Além de movimentar a economia local o governo municipal quer assim promover o turismo na região e enaltecer umas das fontes de renda do município que é a pesca.

Para os participantes o resgate da regata é primordial para que a tradição se mantenha na família de pai a filho e netos uma vez que a mesma foi repassada aos mesmos assim.

.

 “Foi difícil, mais a gente ama isso fazendo isso todo dia pela nossa sobrevivência e fazer pelo esporte para estar com os amigos nessa festa linda é sempre um prazer e estou muito feliz de mais uma ganhar “disse Francisco que compete desde 2007.

Para a população que ali presente estava em bom número o resgate da Regata é muito importante, pois a mesma há dois anos não era realizada devido a intervenção na Colônia dos Pescadores pois era a mesma que promovia o evento todos os anos.

A Prefeitura vendo o tamanho e a importância da Regata na cidade e região, através da Secretaria de Pesca buscou junto a Colônia a realização do evento pois viu a necessidade de se resgatar uma festa de muita tradição

.

’’eu como filho de pescador vi a necessidade de resgatar a festa e há dois anos não se promovia devido a intervenção na Colônia, e para mim como gestor estou muito feliz de da todo apoio necessário e esse compromisso se estende não só agora mais também quando se decidir a presidência da colônia, estamos desde de janeiro com as mangas arregaçadas em busca de fazer de Tutoia um lugar melhor de se viver ,encontramos a prefeitura  em um déficit e inadimplência ,mais estamos fazendo de tudo pra que o desenvolvimento pra cidade’’   Disse Romildo Damasceno Prefeito de Tutoia

A realizações de festas tradicionais faz necessário para o desenvolvimento de uma cidade como todo, traz fonte de renda aos pescadores, comerciantes e hoteleiros e Tutoia como uma cidade praiana e entrada do Delta não fica fora dessa, que ter também sua colaboração no desenvolvimento do turismo na região.

PUBLICIDADE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *